Integre Júnior

IMPRESSA - PCI

Você já se perguntou como eram realizadas as ligações entre componentes de um circuito elétrico antigamente? Pois bem, eram utilizadas pontes de terminais para estabelecer tais conexões entre componentes elétricos, o que dificultava a organização do projeto, além de ocupar muito espaço. Como melhoria para essa implementação, surgiram as PCIs, ou seja, as Placas de Circuito Impresso, também conhecidas como PCBs, abreviatura do inglês “Printed Circuit Board”.

1 - O que é?

As placas de circuito impresso são entidades eletrônicas que servem de base para a montagem de circuitos eletrônicos, consistem em uma placa isolante com trilhas condutoras que transmitem as informações entre os componentes soldados na placa. Essas placas permitem o tráfego de informações, sinais, correntes elétricas e outras propriedades eletrônicas.

fogIntigre (2)

2 - Composição

Uma PCI é composta por uma base isolante e um material condutor, geralmente o cobre devido a sua excelente condutividade elétrica, já os materiais da base podem variar bastante. Inicialmente usava-se o fenolite, que é na verdade o nome da fabricante, essa chapa é feita com a mistura de uma resina fenólica com certa quantidade de papel picado ou serragem de madeira (carga), porém ela possui uma desvantagem: devido a presença da celulose na carga a placa se torna capaz de absorver umidade do ar, perdendo assim sua capacidade isolante.

2 - Composição

Para resolver esse problema foi desenvolvida a placa de fibra de vidro (FV) na década de 60, onde é utilizada uma fina manta de fibra de vidro no meio coberta com resina époxi, a resina torna o material completamente resistente à água, porém seu custo é cerca de 30% maior que a de fenolite e a dureza da placa requer materiais específicos para seu corte e furação dos circuitos elétricos.
Para circuitos onde há frequência muito elevada ambas as placas citadas podem sofrer polarização dielétrica, portanto nesses casos serão utilizados o politetrafluoroetileno (PTFE), popularmente conhecido como Teflon, poliéster – este permite fabricar circuitos impressos flexíveis, usados em alguns equipamentos portáteis, como notebooks e celulares- ou as placas MCPCB, Metal Core Printed Circuit Board, ou Placa de circuito elétrico de núcleo metálico traduzindo do inglês, ela é e um tipo especial muito utilizado em LEDs devido a sua grande capacidade de dissipação de calor.

3 - Tipos

• De uma face:
    São placas que possuem o circuito impresso em apenas um de seus lados. Muito utilizadas para componentes elétricos mais simples pois o custo é menor, podendo ser produzidas em grandes quantidades. Entretanto possui algumas limitações que devem ser contornadas utilizando placas mais avançadas como serão mostradas a seguir.
  • 3 - Tipos

• 3 - Tipos

• Dupla face:
    São placas que possuem o circuito impresso em ambos os lados. Consideradas mais eficientes que as PCI’s de uma face, as de dupla face garantem a diminuição de peso do projeto, visto que para obter o mesmo desempenho, são necessárias duas placas de uma face. Além disso, as placas dupla face trabalham mais tempo se comparada às de uma face. Entretanto, possuem um custo mais elevado e são de difícil manuseio.
  • Multicamadas:
    São placas feitas por pelo menos 3 camadas de material condutor, sendo que, as múltiplas camadas são enterradas no centro do material. É uma tecnologia avançada que permite otimizar ao máximo a ocupação de espaço pelos componentes eletrônicos, conferindo ao projeto a mesma performance em um circuito menor, resultando em um consumo eficiente do espaço.
  • Rígidos:
    Neste tipo de PCI é usado material de substrato sólido, possuindo propriedades dielétricas excelentes e em alta frequência, mas com um custo elevado e difícil sondagem.
  • Flexíveis:
    Esta placa pode ser usada em diferentes situações, se adequando a sua necessidade devido a alta flexibilidade. Seu material possui boa resistência térmica e boas propriedades dielétricas, mas possui custo mais elevado entre as PCI’s.
  • flexivelPCI
  • flexivelPCI
  • Rígido-Flexíveis:
    Possuem um baixo custo e versatilidade, podendo ser usada em projetos que necessitam de placas fortes, e ainda sim é flexível. Seu material possui boa resistência mecânica e química, além de boas propriedades diéletricas. Entretanto, contém baixa resistência mecânica, não sendo a placa mais adequada para projetos que envolvam sondagem.
  • 4 - Como escolher?

Ao escolher um tipo de placa em projetos de PCI, deve-se considerar a complexidade do projeto, já que as placas possuem diferentes energias, além de algumas serem mais eficientes e possuírem mais funções. O local em que a PCI será utilizada também é importante, visto que existem placas de material rígido e placas de material flexível, bem como placas que são melhores para projetos que envolvam sondagem e que possuam resistência mecânica e resistência à umidade. Por fim, analise quais placas oferecem aquilo que você procura e qual mais se encaixa no seu orçamento.

4 - Como escolher?

4 - Como escolher?