Integre Júnior

O que diferencia os tecidos?

O universo da Engenharia Têxtil abrange muitas vertentes. No desenvolvimento de tecidos, por exemplo, podemos encontrar os têxteis técnicos que cercam a nanotecnologia, os beneficiamentos inteligentes, as diversas estruturações dos tecidos, as mesclas de fibras e muitos outros. Mas hoje gostaríamos de falar sobre o que fundamenta os tecidos –Que são a base de estruturação, são eles: Tecido Plano, Tecido de Malha e os Não-Tecidos.

O que diferencia os tecidos?

Afinal, você sabe o que os diferenciam?

Estruturação

2

Cada um desses tecidos possui um arranjo estrutural diferente, que proporciona diferentes propriedades e características iniciais do produto.

Afinal, você sabe o que os diferenciam?

Estruturação

Tecido Plano

É fundamentado no entrelaçamento dos fios de trama (transversal) com os fios de urdume (longitudinal).

Em decorrência dessa estrutura, esse tipo de tecido possui uma elasticidade reduzida e uma armação mais rígida. Contudo, esse tecido pode apresentar diversos caimentos, que decorrem da maneira como acontece o entrelaçamento da trama e do urdume. Que são eles:

Tecido Plano

3

Possui muitas repetições e por conta disso apresenta um tecido liso e brilhante.

Seu entrelaçamento diagonal confere uma alta resistência a estrutura além de uma superfície “canelada”.

Estrutura mais simples do tecido plano. É um tecido durável, resistente à abrasão, aceita bem a aplicação de corantes e é facilmente lavado

Os tecidos planos são muito utilizados em peças que precisam ser mais estruturadas, como camisetas, shorts, vestidos, ternos, blazers, cortinas, calças jeans.

Tecido de Malha

6

O tecido de malha, possui a estruturação baseada na formação de laçadas que se cruzam. Isso faz com que o tecido tenha bastante elasticidade.

Nas malhas esse laçamento pode ocorrer de duas formas:

• Por trama: Entrelaçamento de fios na direção da “trama” (sentido horizontal). Sua elasticidade no sentido da largura do tecido proporciona estruturas super flexíveis e confortáveis, tem aplicação em roupas íntimas, suéters, cachecol.

Nas malhas esse laçamento pode ocorrer de duas formas:

7
  • Por urdume: Entrelaçamento de fios no sentido do urdume (vertical). Não tão flexíveis quanto a Malharia de Trama por conta disso, sua aplicação é comum em bancos de automóveis e calçados.
8
  • As malhas são muito utilizadas na fabricação de uniformes escolares, pijamas, peças íntimas, assim como para forros de vestidos, moda fitness e esportiva, tênis.
9

Não-tecidos

• Os não-tecidos são estruturas planas, flexíveis e porosas, produzidas através de métodos não convencionais. São constituídos de véu ou manta de fibras ou filamentos, orientados direcionalmente ou ao acaso, consolidados por processo mecânico (fricção) e/ou químico (adesão) e/ou térmico (coesão) ou então através da combinações destes.

Não-tecidos

10

Alguns fatores que levaram ao desenvolvimento de não-tecidos, foi a necessidade de simplificar os processos têxteis e a criação de têxteis descartáveis. Por conta disso, hoje os não-tecidos são muito usados em hospitais, produtos de higiene, filtros, máscaras e até em painéis de decoração para festas.

• A escolha da fibra, assim como em todas as estruturas citadas anteriormente, acarreta em propriedades diferentes. Do mesmo modo que o não-tecido à base algodão pode ser um forro para maca, um não tecido à base de para-aramida é utilizado em coletes a prova de balas.
12

Concluindo

Essas são as bases que estruturam o tecido e que fazem parte das características inicial do produto. As demais características irão ser definidas no beneficiamento, onde podem ser aplicados diversas tecnologias e propriedades. Com isso, vemos o quão imenso é o mundo da têxtil, e quanta infinitas possibilidades temos de aprimorar os tecidos.

Concluindo

Precisa de ajuda?